O PDV surgiu de uma experiência exitosa na qual o IFPE fez parte, a convite da Universidad de Mendoza em 2012, que tinha como objetivo realizar um trabalho de estímulo aos estudantes secundaristas de Argentina, Colômbia e Brasil pelas carreiras ligadas às engenharias – DESPERTAR VOCAÇÕES TECNOLÓGICAS (DVT).
Assim, no momento da avaliação do projeto, os parceiros da Argentina foram convidados a participarem de uma reunião, que tinha como pauta a apresentação de uma minuta de um Programa de Extensão Internacional, destinado às licenciaturas, coordenado por professores do IFPE- campus Vitória: Programa Internacional Despertando Vocações Para Licenciaturas – PDVL, com o objetivo de “Desenvolver ações que auxiliem no despertar do interesse para os cursos de Licenciatura, através da articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão e da troca de saberes entre a Academia e a Escola Básica, tendo como foco a formação do professor e as tecnologias educacionais, utilizando-se do formato de rede de Cooperação”.
No ano de 2014, o PDVL foi conduzido de maneira piloto, pois era a primeira vez que estava sendo desenvolvido um programa dessa natureza no IFPE. Como era piloto, apesar de ser um programa destinado a todas as licenciaturas, no primeiro momento, apenas a Licenciatura em Química foi contemplada. A escolha do curso se deu pelo fato de já existir no campus Vitória o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências – GEPEC, liderado pela coordenadora geral e proponente do PDVL. O GEPEC já desenvolvia pesquisas na área de Química e de Física. A partir de resultados de pesquisas desenvolvidas pelo GEPEC, verificou-se a necessidade de desenvolver estratégias e ações na área de Ciências da Natureza, devido às diversas lacunas que essa área apresenta, com a perspectiva de buscar estratégias para auxiliar na democratização e desmistificação do ensino da Química, nesse primeiro momento, constituindo como um espaço de troca de saberes entre os licenciandos e os estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de ensino.
Muitas ações foram desenvolvidas no ano de 2014 através do PDVL e das parcerias entre o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE – campus Vitória), Instituto Federal da Paraíba (IFPB – campus João Pessoa), Instituto Federal Sertão Pernambucano (IF-Sertão PE – campus Petrolina), Universidad Nacional de La Plata (UNLP), Universidad de Mendoza (UM), Universidad Tecnológica Nacional (UTN), Universidad de Playa Ancha (UPLA) e Ministério da Educação do Panamá (MEDUCA), como planejamento conjunto, oficinas, visitas técnicas, feiras de profissões, simpósios, congressos e cursos de extensão internacional.
No final do ano de 2014, um grupo de estudantes do curso de Agronomia do IFPE –campus Vitória, sentindo necessidade de realizar atividades de extensão e observando o êxito do PDVL, solicita uma reunião com a coordenação e professores do curso, juntamente com o Diretório Acadêmico. Na reunião, diante de muitas demandas dos estudantes e da real necessidade de fomentar ações na área das Ciências Agrárias, a semente do Programa Internacional Despertando Vocações para Ciências Agrárias – PDVAgro, foi plantada.
Durante o ano de 2015 o PDVAgro foi conduzido de forma piloto, mas em poucos meses se tornou referência nas suas ações de ensino, pesquisa, extensão e rede de cooperação. As parcerias já iniciadas pelo PDVL com os Institutos Federais da Paraíba, Alagoas e Sertão Pernambucano foram fortalecidas também na área das Ciências Agrárias, novas parcerias nacionais foram firmadas e também internacionais a exemplo da INACAP (Chile).
As atividades desenvolvidas no PDVAgro estão alinhadas ao objetivo de “Desenvolver ações que auxiliem no despertar do interesse para os cursos das áreas de ciências agrárias, através da articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão e da troca de saberes e fazeres entre a Academia e a Sociedade, tendo como foco a formação do estudante, a integração com o Mundo Rural e as tecnologias educacionais, utilizando-se do formato de Rede de Cooperação Internacional” e a três eixos diretamente relacionados e articulados entre si e que são executados pelos parceiros em seus locais de atuação, tomando como ferramenta principal, de diagnóstico, as metodologias participativas.
Ao mesmo tempo que o PDVAgro se desenvolvia, em 2015, o PDVL deu continuidade às ações exitosas e iniciou outras novas, conforme objetivos específicos para essa nova etapa.
Destacamos também que desde o ano de 2015, foi ampliado o contexto de atuação, pois além da licenciatura em Química, outras licenciaturas foram contempladas. Para essa edição, foram contemplados os seguintes cursos de Formação de Professores.
Licenciatura em Química, Física, Geografia, Matemática, Pedagogia, Biologia, História, Letras, Computação/Informática, Educação Física, Música e também das parcerias: IFPE (campi Vitória, Recife e Barreiros), IF-Sertão PE (campi Petrolina e Salgueiro), IFPB (campus João Pessoa), IFRO (campus Jiparaná), IFPI (campus Teresina), IFRN (campus Natal Central), FACHUSC (Salgueiro), UPLA , UNLP, UM, UTN e ITSE.
De acordo com o planejamento de atividades e produção cientifica de cada projeto, são promovidos realização de dias de campo, dias especiais, apoio a implantação de unidades demonstrativas e de unidades de teste e demonstração, como ferramentas de validação dos trabalhos desenvolvidos ao longo do programa. Suas ações são desenvolvidas a partir de Grupos de Trabalho (GT’s) orientados por professores orientados, colaboradores voluntários do Programa, e estudantes do Ensino Médio, Técnico e Superior, fortalecendo a troca de saberes e fazeres. Assim, a educação é concebida como um direito individual e coletivo e o Programa como uma ferramenta que busca a real interiorização das questões relacionadas às questões do mundo rural, seja numa dimensão local ou extraterritorial.
Em 2016 durante a realização do III Cointer PDVL e do I Cointer PDVAgro, as instituições parceiras presentes se reuniram e acordaram duas áreas de interesse específicas, convergentes e de interesse mútuo: Tecnologias e Gestão. Dessa forma, articulou-se a construção de atividades locais que pudessem estimular a criatividade, a inovação tecnológica e a utilização das boas práticas de gestão para estimular a proatividade, autonomia e empreendedorismo nas comunidades escolares e em parceria com mundo do trabalho, surgindo assim, o PDVG (Programa Internacional para Gestão) e o PDVT (programa Internacional para Tecnologias).
Dessa forma, em 2017, os COINTER’s ocorreram no Rio Grande do Norte, uma parte do evento sendo realizado nas dependências do IFRN e outra no Praiamar Hotel &Convention. Em 2018, com a formalização do Instituto Internacional Despertando Vocações - IIDV a realização dos Congressos passou a fazer parte das atribuições do IIDV e foi realizado no Espaço Cultural José Lins do Rego na cidade de João Pessoa tendo como anfitrião o IFPB Campus João Pessoa. No ano de 2019 havia a previsão da realização dos Congressos em Teresina, a convite do IFPI. No entanto, com a mudança de governo e os cortes no orçamento das Universidades e da Rede Federal, o evento precisou ser cancelado naquele momento no PI e realizado na sede do IIDV em Recife no Mar Hotel Conventions. Nessa oportunidade, após a implementação das ações do Programa Internacional de Ciências da Saúde - PDVS foi realizado o I Congresso Internacional de Ciências da Saúde.